segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Testes de Software garante a qualidade de produtos e serviços




Existem uma máxima entre os profissionais da área de tecnologia que diz que se todos os profissionais fossem realmente bons para programar, se todos pudessem se concentrar e usar uma programação estruturada e tabelas de decisão não haveriam bugs a serem procurados. Erros existem, Se você ainda não os identificou, certamente não soube procurá-los direito. Portanto, para encontrá-los e identifica-los é necessário mais do que sorte.

É preciso metologia e adoção de processos que podem auxiliar e muito a vida dos profissionais que dedicam seu tempo na árdua tarefa de encontrar agulha no palheiro. assim como a Engenharia de Software, os testes específicos que consistem em executar programas com a intenção de encontrar erros existem há 40 anos.

Apesar de ser considerada atividade extremamente importante no desenvolvimento de software, os testes foram considerados secundários por muito tempo. Para algumas empresas, a tarefa não exigia tempo, nem tampouco investimentos. Mas muita coisa mudou depois do ano 2000. A virada do ano (1999-2000) deixou muitos programadores desesperados.

As ameaças que um bug nos sistemas poderia gerar em softwares chamaram a atenção sobre a importância de testes de software. Garantir a segurança dos software não foi o único motivador para a inserção efetiva dos testes nas empresas. O acirramento no mercado de TI e a exigência crescente por produtos e serviços de qualidade também propiciaram a popularização da atividade. As empresas estão se capacitando na área para homologarem seus produtos.

Para elas, somente através dos testes é possível garantir a qualidade dos seus serviços. Entre os principais objetivos do processo de testes, na avaliação de especialista, vale destacar a prevenção de erros, a identificação dos sintomas provocados por bugs e o fornecimento de diagnósticos claros para que os erros sejam facilmente corrigidos. É claro que este não é um assunto tão simples como parece.

Os erros nem sempre são óbvios, erros diferentes podem ter a mesma manifestação e saber que um programa não está correto não significa, necessariamente, saber como corrigir o erro. Hélio Sanchez, diretor comercial da MZP Soft, empresa de consultoria paulistana, especializada em serviços de testes de software, ressalta três importantes benefícios gerados pelos testes de software: a redução drásticas de custos, redução de retrabalhos e, o principal deles o alinhamento da qualidade com a imagem institucional é um bem intangível, ressalta Sanchez.

Estima-se que defeitos de software tenham custado cerca de US$ 60 bilhões em 2007, de acordo com o national institute os Standards and tecnology. Bancos e fabricantes de celulares são os segmentos mais dispostos a evitar tais erros e investem pesado na terceirização destes serviço.

Aliás, a terceirização dos testes de software caracteriza este mercado. O desenvolvedor de um software confia tanto no seu trabalho que chega a ser negligente com as falhas.

Ninguém melhor que uma outra pessoa, fora do processo de desenvolvimento, para verificar o seu funcionamento. Daí a necessidade de se terceirizar este serviço, explica Hélio Sanchez confirma este cenário e afirma: até 2010, as empresas brasileiras investirão três vezes mais do que foi investido em 2007 em testes de software.