quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Banco de Dados


CONCEITOS:

BANCO DE DADOS - É o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário.
S.G.D.B. (SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS) - É o software responsável pelo gerenciamento (armazenamento e recuperação) dos dados no Banco de Dados.

DADO - É o valor do campo quando é armazenado no Banco de Dados. Ex. O valor do campo "nome do cliente" para quem está fazendo a entrada de dados.

CONTEÚDO DO CAMPO - É o valor do campo armazenado no Banco de Dados. Ex. O valor do campo "nome do cliente" sem ser, momentaneamente, utilizado, armazenado na Base de Dados.

INFORMAÇÃO - É o valor que este campo representa para as atividades da empresa. Ex. Resposta a uma consulta. Qual os nomes do clientes localizados no Rio de Janeiro?

MODELOS DE BANCO DE DADOS - Modelo Relacional, Modelo Hierárquico e Modelo em Rede. Representa a estrutura física no qual o armazenamento dos dados foram projetados. O modelo identifica a estrutura interna de recuperação e armazenamento dos dados no qual o SGBD foi projetado.


Vantagens do Banco de Dados em relação à arquitetura tradicional

SISTEMA TRADICIONAL - São aqueles em que os dados do sistema estão armazenados fisicamente separados um do outro. O acesso é feito pelos programas de aplicação, associando o nome externo dos arquivos e definindo todo o registro independente da utilização dos campos.

SISTEMA DE BANCO DE DADOS - É aquele em que os dados são definidos para o S.G.B.D., através da DDL (linguagem de definição de dados). Fisicamente estão armazenados em um único local, sendo o acesso realizado apenas através do S.G.B.D. Nos programas de aplicação, é necessário apenas definir os campos que serão utilizados pelo programa.


VANTAGENS DO BANCO DE DADOS

1 - REDUÇÃO OU ELIMINAÇÃO DE REDUNDÂNCIAS - Possibilita a eliminação de dados privativos de cada sistema. Os dados, que eventualmente são comuns a mais de um sistema, são compartilhados por eles, permitindo o acesso a uma única informação sendo consultada por vários sistemas.

2 - ELIMINAÇÃO DE INCONSISTÊNCIAS - Através do armazenamento da informação em um único local com acesso descentralizado e, sendo compartilhada à vários sistemas, os usuários estarão utilizando uma informação confiável. A inconsistência ocorre quando um mesmo campo tem valores diferentes em sistemas diferentes. Exemplo, o estado civil de uma pessoa é solteiro em um sistema e casado em outro. Isto ocorre porque esta pessoa atualizou o campo em um sistema e não o atualizou em outro. Quando o dado é armazenado em um único local e compartilhado pelos sistemas, este problema não ocorre.

3 - COMPARTILHAMENTO DOS DADOS - Permite a utilização simultânea e segura de um dado, por mais de uma aplicação ou usuário, independente da operação que esteja sendo realizada. Deve ser observada apenas o processo de atualização concorrente, para não gerar erros de processamento (atualizar simultaneamente o mesmo campo do mesmo registro). Os aplicativos são por natureza multiusuário.

4 - RESTRIÇÕES DE SEGURANÇA - Define para cada usuário o nível de acesso a ele concedido (leitura, leitura e gravação ou sem acesso) ao arquivo e/ou campo. Este recurso impede que pessoas não autorizadas utilizem ou atualizem um determinado arquivo ou campo.

5 - PADRONIZAÇÃO DOS DADOS - Permite que os campos armazenados na base de dados sejam padronizados segundo um determinado formato de armazenamento (padronização de tabela, conteúdo de compos, etc) e ao nome de variáveis seguindo critérios padrões pré-estabelecido pela empresa. Ex. Para o campo "Sexo" somente será permitido armazenamento dos conteúdos "M" ou "F".

6 - MANUTENÇÃO DE INTEGRIDADE - Exige que o conteúdo dos dados armazenadas no Banco de Dados possuam valores coerentes ao objetivo do campo, não permitindo que valores absurdos sejam cadastrados. Exemplo: Um funcionário que faça no mês 500 horas extras, ou um aluno que tenha nascido no ano de 1860.

7 - EVITAR NECESSIDADES CONFLITANTES - Representa a capacidade que o administrador de Banco de Dados deve ter para solucionar "prioridades sempre altas" de todos os sistemas, tendo ele que avaliar a real necessidade de cada sistema para a empresa para priorizar a sua implantação.

8 - INDEPENDÊNCIA DOS DADOS - Representa a forma física de armazenamento dos dados no Banco de Dados e a recuperação das informações pelos programas de aplicação. Esta recuperação deverá ser totalmente independente da maneira com que os dados estão fisicamente armazenados. Quando um programa retira ou inclui dados o SGBD compacta-os para que haja um menor consumo de espaço no disco. Este conhecimento do formato de armazenamento do campo é totalmente transparente para o usuário. A independência dos dados permite os seguintes recursos:

a - Os programas de aplicação definem apenas os campos que serão utilizados independente da estrutura interna dos arquivos

b - Quando há inclusão de novos campos no arquivo, será feita manutenção apenas nos programas que utilizam esses campos, não sendo necessário mexer nos demais programas. Obs: Nos sistemas tradicionais este tipo de operação requer a alteração no lay-out de todos os programas do sistema que utilizam o arquivo.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Configurando o Modem D-LINK DSL-500B


CARACTERÍSTICAS:

Configuração Default: Bridge Padrão Telefônica
Gateway Default: 10.1.1.1
Usuário Default: “admin”
Senha Defualt: “admin”

CARREGAR CONFIGURAÇÃO DEFAULT PELO BOTÃO RESET
Mantenha pressionado o botão de reset na parte trazeira do modem por “5 segundos”


CARREGAR CONFIGURAÇÃO DEFAULT VIA BROWSER
Abra o navegador (Internet Explorer) e digite o “gateway padrão” na barra de endereço
Usuário “admin”
Senha “admin”
Clique em “Managemente”
Clique em “Settings”
Clique em “Restore Default”
Clique em “Restore Default Settings”
Clique em “OK”


ATUALIZAÇÃO DO FIRMWARE DO MODEM VIA BROWSER
Carregue a configuração “Default”
Abra o navegador (Internet Explorer) e digite o “gateway padrão” na barra de endereço
Usuário “admin”
Senha “admin”
Clique em “Managemente”
Clique em “Updatesoftware”
Clique em “procurar” localize o arquivo de atualização.
Clique em “Updatesoftware”


VERIFICAR STATUS ADSL VIA BROWSER
Abra o navegador (Internet Explorer) e digite o “gateway padrão” na barra de endereço
Usuário “admin”
Senha “admin”
Clique em “Device Info”
Clique em “Statistics”
Clique em “ADSL”


CONFIGURAÇÃO P/ BRIDGE VIA BROWSER
Carregue a configuração “Default”
Abra o navegador (Internet Explorer) e digite o “gateway padrão” na barra de endereço
Usuário “admin”
Senha “admin”
Clique em “Advanced Setup” em seguida clique em “WAN”
Marque as conexões existentes
Clique em “Remove”
Clique em “ADD”
Em “VPI” digite “08”
Em “VCI” digite “35”
Clique em “Next”
Na opção “Conection Type” selecione “Bridging”
Na opção “Encapsulation Mode” selecione “LLC/SNAP-BRIDGING”
Clique em “Next”
Clique novamente em “Next”
Clique em “SAVE”
Clique em “Save/Reboot”

Se precisar de informações de outro modem favor entrar em contato conosco.

Exercicio 2



Encontre o Significado de cada palavra:
1-) @ -
2-) Anexo -
3-) Backup -
4-) Banda larga -
5-) Browser -
6-) Chat -
7-) Dial-up -
8-) Download -
9-) E-commerce -
10-) E-mail -
11-) Emoticons -
12-) Home Page -
13-) HTML -
14-) HTTP -
15-) Internauta -
16-) Internet -
17-) Link -
18-) Login -
19-) Modem -
20-) Navegação -
21-) Navegador -
22-) Servidor -
23-) Site -
24-) Spam -
25-) TCP -
26-) Upload -
27-) URL -
28-) Web –
29-) World Wide Web -
30-) Web site -