quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Banco de Dados


CONCEITOS:

BANCO DE DADOS - É o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário.
S.G.D.B. (SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS) - É o software responsável pelo gerenciamento (armazenamento e recuperação) dos dados no Banco de Dados.

DADO - É o valor do campo quando é armazenado no Banco de Dados. Ex. O valor do campo "nome do cliente" para quem está fazendo a entrada de dados.

CONTEÚDO DO CAMPO - É o valor do campo armazenado no Banco de Dados. Ex. O valor do campo "nome do cliente" sem ser, momentaneamente, utilizado, armazenado na Base de Dados.

INFORMAÇÃO - É o valor que este campo representa para as atividades da empresa. Ex. Resposta a uma consulta. Qual os nomes do clientes localizados no Rio de Janeiro?

MODELOS DE BANCO DE DADOS - Modelo Relacional, Modelo Hierárquico e Modelo em Rede. Representa a estrutura física no qual o armazenamento dos dados foram projetados. O modelo identifica a estrutura interna de recuperação e armazenamento dos dados no qual o SGBD foi projetado.


Vantagens do Banco de Dados em relação à arquitetura tradicional

SISTEMA TRADICIONAL - São aqueles em que os dados do sistema estão armazenados fisicamente separados um do outro. O acesso é feito pelos programas de aplicação, associando o nome externo dos arquivos e definindo todo o registro independente da utilização dos campos.

SISTEMA DE BANCO DE DADOS - É aquele em que os dados são definidos para o S.G.B.D., através da DDL (linguagem de definição de dados). Fisicamente estão armazenados em um único local, sendo o acesso realizado apenas através do S.G.B.D. Nos programas de aplicação, é necessário apenas definir os campos que serão utilizados pelo programa.


VANTAGENS DO BANCO DE DADOS

1 - REDUÇÃO OU ELIMINAÇÃO DE REDUNDÂNCIAS - Possibilita a eliminação de dados privativos de cada sistema. Os dados, que eventualmente são comuns a mais de um sistema, são compartilhados por eles, permitindo o acesso a uma única informação sendo consultada por vários sistemas.

2 - ELIMINAÇÃO DE INCONSISTÊNCIAS - Através do armazenamento da informação em um único local com acesso descentralizado e, sendo compartilhada à vários sistemas, os usuários estarão utilizando uma informação confiável. A inconsistência ocorre quando um mesmo campo tem valores diferentes em sistemas diferentes. Exemplo, o estado civil de uma pessoa é solteiro em um sistema e casado em outro. Isto ocorre porque esta pessoa atualizou o campo em um sistema e não o atualizou em outro. Quando o dado é armazenado em um único local e compartilhado pelos sistemas, este problema não ocorre.

3 - COMPARTILHAMENTO DOS DADOS - Permite a utilização simultânea e segura de um dado, por mais de uma aplicação ou usuário, independente da operação que esteja sendo realizada. Deve ser observada apenas o processo de atualização concorrente, para não gerar erros de processamento (atualizar simultaneamente o mesmo campo do mesmo registro). Os aplicativos são por natureza multiusuário.

4 - RESTRIÇÕES DE SEGURANÇA - Define para cada usuário o nível de acesso a ele concedido (leitura, leitura e gravação ou sem acesso) ao arquivo e/ou campo. Este recurso impede que pessoas não autorizadas utilizem ou atualizem um determinado arquivo ou campo.

5 - PADRONIZAÇÃO DOS DADOS - Permite que os campos armazenados na base de dados sejam padronizados segundo um determinado formato de armazenamento (padronização de tabela, conteúdo de compos, etc) e ao nome de variáveis seguindo critérios padrões pré-estabelecido pela empresa. Ex. Para o campo "Sexo" somente será permitido armazenamento dos conteúdos "M" ou "F".

6 - MANUTENÇÃO DE INTEGRIDADE - Exige que o conteúdo dos dados armazenadas no Banco de Dados possuam valores coerentes ao objetivo do campo, não permitindo que valores absurdos sejam cadastrados. Exemplo: Um funcionário que faça no mês 500 horas extras, ou um aluno que tenha nascido no ano de 1860.

7 - EVITAR NECESSIDADES CONFLITANTES - Representa a capacidade que o administrador de Banco de Dados deve ter para solucionar "prioridades sempre altas" de todos os sistemas, tendo ele que avaliar a real necessidade de cada sistema para a empresa para priorizar a sua implantação.

8 - INDEPENDÊNCIA DOS DADOS - Representa a forma física de armazenamento dos dados no Banco de Dados e a recuperação das informações pelos programas de aplicação. Esta recuperação deverá ser totalmente independente da maneira com que os dados estão fisicamente armazenados. Quando um programa retira ou inclui dados o SGBD compacta-os para que haja um menor consumo de espaço no disco. Este conhecimento do formato de armazenamento do campo é totalmente transparente para o usuário. A independência dos dados permite os seguintes recursos:

a - Os programas de aplicação definem apenas os campos que serão utilizados independente da estrutura interna dos arquivos

b - Quando há inclusão de novos campos no arquivo, será feita manutenção apenas nos programas que utilizam esses campos, não sendo necessário mexer nos demais programas. Obs: Nos sistemas tradicionais este tipo de operação requer a alteração no lay-out de todos os programas do sistema que utilizam o arquivo.

Um comentário:

  1. Muito lindo a cor do sua pagina. Mas essa cor acaba com minhas vistas.

    ResponderExcluir