sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Empreendedorismo



Plano de Negócios


O que é?

É um documento pelo qual o empreendedor formalizará os estudos a respeito de suas idéias, transformando-as num NEGÓCIO. No Plano de Negócios estarão registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo negócio.


Para que serve?

A elaboração de um Plano de negócio é fundamental para o empreendedor, não somente para a busca de recursos mas, principalmente, como forma de sistematizar suas idéias e planejar de forma mais eficiente, antes de entrar de cabeça em um mercado sempre competitivo.


O seu Plano de Negócio deve ajudá-lo a responder questões importantes relativas ao seu negócio antes de seu lançamento. Não é incomum mudanças profundas no projeto ou até mesmo o abandono da idéia inicial, quando se começa a pesquisar e checar as suposições iniciais para a montagem do Plano de Negócio. É justamente aí, que reside o seu valor: é muito mais fácil modificar um negócio que está apenas no papel.



Como fazer um plano de negócios?


Lembre-se de que trata-se de um documento vivo. E que uma de suas principais finalidades é convencer de que o seu negócio é viável e pode ser vantajoso.



Sobre o negócio em si

·O que é o negócio , quais produtos e serviços serão oferecidos, quais as razões que levam a crer que será atingido o sucesso, quais são as oportunidades que você percebe e pretende explorar.



Sobre a administração

·Quem administrará o seu negócio? que experiência e formação essas pessoas têm? que qualificações busca para a equipe? quantos empregados precisará, quais suas atividades e remuneração? onde eles trabalharão? qual será a estrutura organizacional? qual a missão e a visão?


Sobre o mercado


·Quantos ou quem são os clientes potenciais, onde eles estão, como você os atrairá, por que eles escolherão você e não o concorrente, quem serão seus parceiros e fornecedores, quem são os concorrentes, quais os fatores do sucesso atual destes concorrentes, qual o seu diferencial competitivo, como você vai promover e divulgar seu negócio, como vai distribuir seu produto.



Sobre economia e finanças


·Fontes do capital, projeção de faturamento, investimentos e despesas para os 2 primeiros anos , projeção de fluxo de caixa mensal para o primeiro ano, volume de negócios, quais as condições para começar a vender e faturar, e quando você espera alcançá-las, valor do capital imobilizado em instalações e equipamentos, lista de fontes financeiras potenciais, garantias de empréstimo.



Mapas


·Estado atual, cronograma previsto, dificuldades esperadas, suas soluções e condições.




O plano de negócios não é só para os outros


O processo de construção de um bom plano de negócios é uma forma segura de o empreendedor conhecer os aspectos essenciais que podem levar ao sucesso ou ao fracasso da sua idéia. Ele não descreve apenas os objetivos do negócio, mas também quais serão os passos para a sua realização, e do que eles dependem.



Mudança


E por fim, não devemos nos assustar se mesmo tendo pesquisado e planejado exaustivamente, você tiver que alterar parcialmente seu projeto depois de lançado o negócio. Isso é absolutamente normal. Afinal de contas, se não houvesse incerteza, não haveria riscos, e se não houvesse riscos, não haveria o lucro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário