sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Peças Básicas de um Computador

Monitor de Computador - Visor ou Tela do Computador

•O monitor é o visor do computador, ele é apenas a tela do computador e serve apenas para exibir as imagens como se fosse uma televisão. Nele não fica gravado nada daquilo que você faz no micro, portanto se ele estragar basta comprar outro monitor sem problema nenhum, pois seu computador e o seus arquivos estarão intactos. Tudo que você grava no seu computador fica armazenado numa peça chamada HD e não na tela do monitor como muitos pensam.

Torre de Computador ou Gabinete

•O gabinete ou torre é apenas uma caixa de metal que serve apenas como um armário para proteger e acomodar as placas e as peças do nosso micro. Dentro do gabinete ficam as principais peças do nosso computador como a Placa mãe e o HD por exemplo. Dentro da torre pode existir também um aparelho de CD-ROM ou DVD e um aparelho de disquete, essas peças são importantes mas um computador não precisa necessariamente delas para funcionar.

Principais Peças para um computador funcionar

As principais peças que um computador precisa para funcionar são: Placa mãe com processador, cooler e memória ram, um HD, uma fonte para poder dar energia para estas peças, teclado, mouse e um monitor para poder visualizar as imagens na tela. Sem o processador, memória ram ou hd um micro não funciona.


Placa mãe ou motherboard


•A placa mãe também chamada de MotherBoard é a maior e a principal placa que existe dentro do nosso gabinete. Todas as peças do nosso computador são ligadas na placa mãe por isso dizemos que ela é a mãe de todas as placas ou seja ela é a principal placa, sem ela o micro não funciona. Na placa mãe encontra-se o processador e em cima do processador fica o cooler que é o ventilador responsável por resfriar o processador que é uma peça que esquenta muito facilmente.


Processador

•O processador é o cérebro do computador ele é responsável por todo o processamento da máquina. Para os iniciantes em informática basta por enquanto saber que o processador é a central de processamentos da máquina e que ele também é um dos responsáveis pela velocidade do micro.



Unidades de Medida em Informática Mega Hertz (MHz), Giga Hertz (GHz)


•Existem processadores com várias velocidades e essas velocidades são medidas em Hertz ou Giga Hertz que são as unidades de medidas utilizadas para medir a velocidade de um processador. Quando você escuta alguém falar que possui um Pentium 2.4 Giga Hertz ou 2.4 Ghz quer dizer que ele possui um processador da marca Pentium com velocidade de processamento de 2.4 Giga Hertz. Os processadores foram evoluindo com o tempo, existia por exemplo o processador de 400 Mega Hertz, 450, 500, 600, 750, 900 Mega Hertz quando chegou em 1000 Mega Hertz diz-se apenas 1 Giga Hertz, depois do mega hertz vem o giga hertz quanto mais megas ou giga hertz tiver o seu processador mais rápido ele será. As unidades de medida em informática são como as unidades de medidas que estamos acostumados, é como se fosse peso, por exemplo: 100 gramas, 200 gramas, 900 gramas ao invés de falarmos 1000 gramas dizemos 1 Kilo em informática ao invés de falarmos 1000 megas falamos 1 giga que é a próxima unidade de medida após o mega hertz..


HD - Hard Disk ou Disco Rígido


•O HD é uma peça que serve para guardar tudo aquilo que você faz ou instala no seu computador. O HD é um dispositivo de armazenamento, existem hd's com vários tamanhos ou seja com várias capacidades de armazenamento. O tamanho de um HD é medido em mega byte ou giga bytes que são unidades de medidas utilizadas para indicar a capacidade de armazenamento dessa peça. O tamanho ocupado por um arquivo ou seja o espaço de armazenamento que um arquivo do word por exemplo ocupa dentro do HD também é medido em bytes, megas bytes ou gigas bytes. Aqui vale o mesmo exemplo das unidades de medida do processador, quando chega em mil mega bytes dizemos um giga byte ao invés de mil mega bytes. Se o seu HD estragar tudo aquilo que você tinha salvo dentro dele ou seja tudo aquilo que você tinha no seu computador provavelmente será perdido. Para evitar perda de arquivos ou seja para evitar que você perca tudo que tem no seu computador caso seu HD estrague o ideal é fazer um BACKUP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário