segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Planejamento & Parceria




Bom, analisando estas duas palavras, vimos que o seu significado é simples. Planejamento: algo que você organiza para sua realização e Parceria: seria a união de conhecimentos para atingir um só objetivo.

Então pensando em toda esta questão, deveríamos iniciar nosso planejamento desde cedo apesar de não perceber a importância de tudo isso.

Quando somos crianças, brincamos, estudamos sem ter a noção do mundo do lado de fora e é por isso que muita gente depois de adulto diz: “Eu era feliz e não sabia”, pois quando encontramos dificuldade na infância a resolução é mais fácil e, além disso, não temos idéia de que se planejássemos as coisas não ficaríamos tanto de castigo.

Pois bem, passamos por todas as etapas, de fracassos e sucessos em estudos, amizades, esportes e relacionamentos. Se pararmos para pensar retroativamente, conseguimos lembrar das pessoas que eram boas em conquistar namoradas, outras em esportes e outras na horrível matemática. Chegando até os dias de hoje, analisamos o que poderíamos ter feito para estar em uma situação “melhor” ou em um local que gostaríamos ou mesmo com uma pessoa que acha legal.

O problema maior é que quando somos crianças não temos idéia de que quando terminarmos o colegial teremos que escolher uma profissão para “o resto de nossas vidas”, ou seja, teremos que definir o que queremos ser quando crescer e é esse o ponto chave. Se tivéssemos a cabeça formada para montar uma estratégia para a visão de futuro, poderíamos planejar coisas e montar parcerias.

Quando somos criança ouvimos quase que diariamente que devemos ser e fazer o que gostamos em nossa profissão, por isso que pessoas que se dão bem em esportes puxam sua profissão para esse lado e pessoas que se dão bem em matemática puxam sua profissão para esse lado, assim se “especializando” em fazer o que se gosta ou o que tem mais afinidade.

Agora pare para analisar você, quando você era do colegial em que você era bom? Em que você não era bom? Hoje você é feliz com o que é ou com o que tem? Será que a questão do seu mundo não está nas respostas de hoje e sim nas perguntas de antigamente?

O que estou querendo dizer é, que se você era bom em esporte por exemplo e não gostava de estudar, mas era forçado sem entender,era justamente porque alguém tinha o conhecimento de que aquilo era necessário futuramente. Então se você pensar no “CDF” de sua sala, e ver como ele está hoje, será que ele estará em uma situação considerada melhor ou pior que a sua? Sei que isso é relativo, porem estamos abordando aqui a menor dificuldade de execução e conquista das coisas.

Será que se entendêssemos o que era Vestibular, o que era profissão ou se o nosso sonho era ter uma família e viajar duas vezes no ano. O que deveríamos planejar para “sofrer menos” e estar preparado para conquista em um tempo menor de tempo?

Vejo que se a criança boa em esporte adquirisse conhecimento em matemática, ela teria um poder de decisão ou gostos maiores para o futuro, ou se essa criança também conhecesse como seu amigo fazia para conquistar suas namoradas ele poderia ter uma visão maior de tratativas ou relacionamentos com outras pessoas.

Com toda essa volta em nossa infância tenho certeza de que você agora está dizendo que poderia ter feito sim diferente, mas está dizendo pra mim nesse momento: “Como uma criança vai ter uma visão disso tudo se para isso temos que ter o conhecimento?” Eu respondo a você: Exatamente, você está correto em pensar nisso.

Essa volta ao passado nos faz ter a certeza de que o conhecimento é a peça principal para a preparação de situações futuras. Hoje nós temos pessoas conquistando o mercado com uma idade menor a cada ano, isso nos mostra que essas pessoas estão tendo um conhecimento em tempo menor do que antigamente e que não é somente experiência de vida que leva ao sucesso.

Imagina se uma criança tiver uma visão futura, será que se ela se planejar estrategicamente e montar parcerias para atingir seus objetivos ela não teria um conhecimento antecipado e sofreria menos para a realização? Será que se um aluno bom em esporte fechar uma “parceria de aprendizado” com um outro bom em matemática e com o seu amigo conquistador ele não poderia ter uma visão e conhecimento mais amplo? Será que os três não teria um aprendizado mais constante e uma preparação melhor para tomadas de decisão?

Sei que para criança é complicado, mas coloca toda essa questão nos dias de hoje.
Em que você é bom hoje em dia? No mercado atual, o que somado com o seu trabalho pode lhe trazer frutos melhores? Será que hoje, o seu amigo bom em matemática não pode lhe ajudar em alguma coisa?

Então resumindo essa obra toda, entendemos que temos que ter uma visão estratégica dentro do que queremos, porem o mundo não gira em torno do que queremos e é por isso que temos que ir nos planejando para as mudanças e se sentirmos que estamos saindo do trilho, temos que decidir, ou entramos no trilho novamente ou então saímos fora de vez. Sabemos do estrago que se faz quando um trem está fora de seu trilho.

Só lembrem-se de que ninguém pode saber tudo e é com conhecimento de outras coisas e pessoas que podemos continuar no trilho. Então encontre a sua maneira. Se planeje e busque conhecimento em coisas ou pessoas ao seu redor, faça acontecer.

Não podemos subtrair jamais nosso conhecimento, sempre devemos somar e dividir para conquistar algo maior.

Pense nisso...

Autor: Carlos Edmundo

Um comentário:

  1. Bom texto! Boa palavra "Planejamento"...

    "Um bom exercício é planejar a execução de pequenas realizações, ou seja, do que está mais próximo, a prática leva ao gosto e à perfeição!"

    ResponderExcluir