quarta-feira, 17 de março de 2010

Iniciação sobre WBS (EAP)


Como elaborar uma WBS (EAP) em 4 passos práticos.

A WBS (Work Breakdown Structure), ou em português EAP – Estrutura Analítica do Projeto, ou também chamada de EDT – Estrutura de Decomposição do Trabalho, é a ferramenta mais indicada para representar o trabalho que será desenvolvido em um projeto, seja ele um projeto de consultoria, um projeto de TI ou desenvolvimento de um novo produto ou serviço.

1. Conceito. O que é academicamente falando.
O PMBoK [1] define em seu glossário que uma EAP “é uma decomposição hierárquica orientado à entrega do trabalho a ser executado pela equipe do projeto para atingir os objetivos do projeto e criar as entregas necessárias. Ela organiza e define o escopo total do projeto. Cada nível descendente representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto.”

2. Para que serve, falando em termos práticos.
Uma WBS/EAP serve para representar todo e somente (nada mais, nada menos) o trabalho que será desenvolvido no projeto para gerar o produto ou serviço. O que não está representado na WBS significa que não está contemplado no escopo do projeto, isto é, tal trabalho não será realizado no projeto.

3. Quando utilizar.
No início da fase de planejamento do projeto, pois a WBS servirá de base para planejar e definir:
• as atividades/cronograma;
• os recursos humanos e materiais necessários;
• os riscos;
• os custos/orçamento;
• nas fases de execução/controle do projeto, servirá como referência/comparação (linha de base) para aprovação das entregas e análise da viabilidade e aprovação de mudanças.

4. Principais benefícios/resultados esperados com a sua utilização.
• Basicamente: dar visibilidade e proporcionar o alinhamento do que será e o que não será feito no projeto.

5. Como elaborar uma WBS (EAP) em 4 passos práticos.
Passo 1: Escreva o produto ou serviço que será entregue ao final do projeto no topo da WBS.

Passo 2: Pergunte-se: “o que eu tenho que fazer, de maneira geral/macro para produzir/gerar o produto ou serviço final do projeto?” Escreva estes itens no 2º nível da WBS.

Passo 3: Pergunte-se: “Dentro dessa ´caixinha´ que trabalho terei que fazer?” Escreva estes itens no 3º nível da WBS.

Passo 4: Vá decompondo essas caixas até o nível de pacote de trabalho, isto é, até o nível de um grupo/pacote de atividades, e não até o nível de atividades.


Autor: Wankes Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário