quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Comunicação Virtual


COMUNICAÇÃO VIRTUAL

A comunicação virtual é toda a comunicação que se faz usando um computador. Podemos comunicar recorrendo ao teclado, ao som e à imagem. A comunicação pode fazer-se em tempo real (on-line – SÍNCRONA – em tempo real - exemplos: MSN, Chat), ou off-line (ASSÍNCRONA – exemplo: correio eletrônico), deixando mensagens.

A comunicação é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da humanidade. Desde as primeiras formas de comunicação, com os primatas que desenhavam nas pedras seu dia-a-dia, até os meios mais modernos como a Internet, o homem vem se comunicando e interagindo com as pessoas. Nesta evolução, a rede mundial de computadores vem para deixar um marco. Não é exagero, mas pode ocasionar controvérsias, dizer que a comunicação se dividiu em: Antes da Internet (a.i.) e Depois da Internet (d.i.).

E este marco deve-se à forma explícita com que Internet age e interage entre seus usuários. Sua estrutura permitiu que a interação entre as pessoas acontecessem em tempo real, independente do espaço. Basta você se conectar à rede para ter acesso ao mundo virtual, da qual participam pessoas reais, que interagem com você de forma virtual. Algumas ferramentas e programas surgem para maximizar ainda mais essa velocidade na troca de informações e interação entre as pessoas.


Alguns exemplos


Webmail ou e-mail:

Surgiu há 35 anos e logo foi incorporada a ARPHANET, onde tinha a função de transferir arquivos junto com pequenas mensagens. Quando o e-mail passou a ser usado comercialmente aqui no Brasil, cada usuário precisava pagar pelo serviço, e tinha a sua disposição para armazenamento os impressionantes e exagerados, para a época, em média 5 megabytes (MB).


Para usar esse correio é necessário ter um endereço de e-mail, algo parecido com:
seunome@nomedoseuprovedor.com.br

Conhecendo-se o endereço eletrônico da sua caixa postal, qualquer pessoa poderá enviar uma mensagem (e-mail) para você.

Todas as mensagens enviadas ficam armazenadas no servidor de e-mail do seu provedor até que você acesse a Internet e as vejas, recebendo-as em seu computador, salvando-as ou deletando-as.

Cada mensagem pode conter arquivos anexados a ela ("attached files"). E esses arquivos podem ter qualquer formato, podendo, portanto, ser de qualquer tipo: texto, imagens, sons, vídeos ou programas.

Quando o destinatário ler a mensagem, poderá copiar para o seu computador os arquivos que lhe foram enviados. O e-mail possibilita comunicação rápida e troca de arquivos. Assim, qualquer tipo de informação pode ser enviada/recebida.

Para ter acesso a esse serviço é necessário ter um endereço eletrônico (ou conta) de e-mail.


O endereço eletrônico

É um endereço, único no planeta, constituído por: * login: ou usuário, ou conta. Designa um único usuário associado a um provedor. * @: O símbolo arroba, em inglês, significa "at" (em algum lugar). * endereço do provedor: designa o endereço do provedor. Também é único.


Comunicadores Instantâneos:

Os famosos Messenger's. Permite a troca de informações, textos, arquivos, voz e imagem em tempo real entre pessoas que possuírem esses programas instalados em suas máquinas em qualquer lugar do planeta. Uma vez ligado, estes programas permitem criar listas de amigos, informando-lhe quando seus amigos estão online (conectados à Internet) ou offline (desconectados da Internet).


Bate-papo ou Chat:

Este recurso está cada vez mais perdendo espaço para ferramentas mais modernas e multimídias, como os comunicadores instantâneos. Porém, no caso da diversão, é ainda utilizado para se iniciar um romance ou uma paquera virtual, ou para uns mais modernos o famoso ficar, mas neste caso virtualmente.


Blogs, Flogs, Vlogs e Moblogs:

Lembra-se daqueles diários cheios de confissões, fotos, rabiscos, cores etc que suas amigas e primas tinham quando adolescentes. Pois é, até isso agora é virtual. São os famosos blogs, fotologs e moblogs. Porém hoje, essa arte de tornar público seu dia-a-dia não é mais coisa de garota adolescente, tornou-se hábito para os navegadores da rede, desde os mais plugados até aqueles que estão engatinhando na vida virtual. E por que não discutir e abordar assuntos como economia, negócios e política.

Blog: Local onde você publica, textualmente, seu dia-a-dia ou qualquer tipo de informação, desde "hoje eu acordei...." até assuntos abordados por especialistas em política, economia e negócios. Essa limitação não é regra, pois a maioria dos provedores de blogs também aceitam imagens. Geralmente seus espaços de armazenagem são bastante restritos, o que inviabiliza postagens constantes de fotos
ou imagens.

Fotolog ou flog: são sites de fotos enviadas pelo dono do flog, geralmente atualizado diariamente, permitindo também comentários feitos pelos visitantes flog, assim como no blog. O mais importante neste caso é conseguir o máximo de comentários e links de outros fotologs, tendo assim a idéia da abrangência do seu flog, e conseqüentemente, da popularidade dele entre os blogueiros e fotologueiros.

Moblogs: Os melhores blogs e flogs da Internet, também fazem o papel de moblogs, ou seja, endereços que podem ser atualizados pelo celular.



Redes Sociais de Relacionamento
São sites que unem: amigos de longas datas, conhecidos ou, mero desconhecidos com os mesmos interesses e em um mesmo local, ou site. Para conseguir essa afinidade, é necessário que você cadastre seu perfil, com informações pessoais e profissionais. Essas redes de relacionamento são a mais nova febre entre os internautas, porém em alguns casos, para se ingressar em determinados sites, é necessário que você receba um convite para ingressar naquela rede de relacionamento.



Telefonia Virtual: Skype

Sabe aquelas ligações interurbanas e internacionais de 30 minutos, ao meio-dia de uma segunda-feira? Caro, né! Porém você não precisa mais esperar escurecer para pagar menos por elas. Há programas disponíveis na Internet gratuitamente (ou quase), que permitem fazer ligações via IP, ou seja, permitem você fazer ligações locais, nacionais e internacionais utilizando a Internet. Basta ter o programa instalado, um microfone e uma caixa de som e pronto. Poderá conversar com o mundo inteiro, de forma virtual, com uma qualidade de som superior à conseguida via linha telefônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário