quinta-feira, 22 de outubro de 2009

A origem da Internet


Para se entender o conceito de Internet, a rede mundial de computadores (World Wide Web), deve regressar-se às décadas de 1960 e 1970 para se entender como se tornou um dos meios de comunicação mais populares em todo o mundo. Teve origem no período da guerra fria entre os Estados Unidos da América e a ex-União Soviética.

O governo norte-americano queria desenvolver um sistema em que os seus computadores militares rapidamente conseguissem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que em caso de ataque nuclear os dados não se perdessem.

Queria uma tecnologia em que fosse “impossível” perder a informação. Foi desta forma que surgiu então a ARPANET, o antecessor da Internet, um projeto iniciado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Este sistema garantia a integridade da informação caso uma das ligações de rede sofresse um ataque inimigo, pois o tráfego de informação poderia ser automaticamente encaminhado para outras ligações. O mais curioso é que raramente a rede sofreu ataques dos inimigos. Em 1991, durante a Guerra do Golfo, certificou-se que esse sistema realmente funcionava, devido à dificuldade dos Estados Unidos para derrubar a rede de comando do Iraque, que usava o mesmo sistema.

O sucesso do sistema criado pela ARPANET foi enorme, tanto que as redes foram encaminhadas para as áreas de pesquisas científicas de várias Universidades. Com isto, a ARPANET começou a ter dificuldades em administrar todo este sistema, devido ao grande e crescente número de pólos universitárias contidas nela. Houve uma época nos Estados Unidos em que nem sequer se cogitava a possibilidade de comprar computadores prontos, já que a diversão estava em montá-los.

A mesma lógica se deu com a Internet. Jovens da “contra cultura”, contribuíram decisivamente para a formação da Internet como hoje é conhecida. Um esquema técnico denominado Protocolo de Internet (Internet Protocol) permite que o tráfego de informações seja caminhado de uma rede para outra. A Internet não possui dono, é livre.

Contudo, a Internet como hoje conhecemos, com toda a sua interatividade, como base de redes interligadas de computadores e seus conteúdos multimídia, só se tornou possível pela contribuição do cientista Tim Berners-Lee e ao CERN (Centro Europeu de Pesquisas Nucleares), que criaram a World Wide Web, inicialmente ligando sistemas de pesquisa científicas e mais tarde acadêmicas, ligando universidades; a rede coletiva ganhou uma maior divulgação pública a partir dos anos 1990.

Foi assim que surgiu a Internet como a conhecemos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário