segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Entendendo o Negócio


Conceitos Básicos



Negócio é toda entidade, pública ou privada, que visa atender seus clientes através do fornecimento de produtos e / ou serviços.

O negócio, qualquer negócio, é a matéria-prima do trabalho do AN. E mesmo que a diversidade dos negócios seja quase infinita, é possível elencar um conjunto de fatores comuns que permitem que o AN atue em qualquer tipo de negócio, em qualquer ramo de atividade.

Por fim, todo negócio possui objetivos, recursos, processos e regras. E nenhum negócio está livre de problemas.


Conhecer o negócio e o ambiente que o cerca é pré-requisito para que o AN execute um bom trabalho. Mesmo quando sua atuação é pontual em um pequeno projeto, o conhecimento sobre o negócio em questão pode ser importante ou até mesmo crucial. E quando o AN atende sua empresa, e não projetos para terceiros, é fundamental que ele domine todo o negócio.


Trata-se de um processo de aprendizado que não acaba. Afinal, o negócio é um organismo vivo. Uma entidade dinâmica que influencia e é influenciada pelo ambiente que a cerca.




Todo negócio é único, mas existe um conjunto de conceitos básicos que podemos utilizar para representar as estruturas e operações de qualquer tipo de empresa

Abaixo apresentamos 4 conceitos fundamentais;

Recursos:É tudo o que a empresa utiliza, consome ou produz. São as pessoas, materiais, informações e produtos. Recursos são manipulados através de processos. E podem ser categorizados como: recursos físicos, abstratos e de informação.

Processos:São as atividades realizadas pelo negócio. Eles descrevem como o trabalho é executado na empresa, e são delimitados por regras.

Regras:Definições ou restrições de algum aspecto do negócio. Regras determinam como um negócio deve ser gerenciado ou como os recursos são estruturados. Elas podem ser criadas na própria empresa ou ser impostas por entidades externas.


Objetivos :Representam a razão da empresa, ou os resultados que o negócio como um todo espera atingir. Objetivos podem ser divididos em objetivos mais específicos ou metas, que são distribuídos entre os processos da empresa. Objetivos expressam o estado desejado de determinados recursos, e são atingidos através dos processos.




A Estratégia e os Planos


O AN é convocado para atuar quando a empresa inicia um processo de mudança em seus processos, estruturas ou sistemas de informação. Toda mudança tem uma motivação e esta normalmente é expressa na forma de um plano. O formato do plano pode mudar consideravelmente de empresa para empresa.


Estratégia, “é um plano de ações de longo prazo desenhado para atender um objetivo específico”. Quando falamos de estratégia no mundo dos negócios a coisa se complica um pouco. Segundo alguns dos maiores especialistas na área, não há uma definição clara para o termo “estratégia de negócio”


O AN não precisa ser um especialista em estratégias para compreender a visão de futuro de uma empresa. No contexto de um projeto específico, o mais importante é que o AN entenda as motivações da empresa.




Modelagem de Negócios



O detalhamento de todos os elementos que compõem um negócio (Objetivos, Processos, Recursos, Regras e a Estratégia) é uma atividade extremamente complexa. Modelamos um negócio com o objetivo de simplificá-lo – de facilitar sua compreensão. Criamos abstrações ou analogias de uma forma que facilite a documentação e a comunicação de todos os aspectos do negócio.

Tratando especificamente de projetos de sistemas de informação, podemos fixar que a modelagem de negócios serve para :

• Entender a estrutura e a dinâmica da organização;
• Garantir que clientes, usuários e desenvolvedores compartilham uma mesma visão do negócio;
• Compreender como a entrega de novos sistemas pode melhorar a produtividade da empresa e como os sistemas em uso serão afetados.




Podemos destacar outras vantagens obtidas com a modelagem do negócio:

•sistema de informação fica mais aderente ao negócio, melhor alinhado;
•Torna-se mais fácil a integração de sistemas;
•custo de manutenção dos sistemas é reduzido, já que o melhor alinhamento deve significar mais flexibilidade e facilidade para implementação de mudanças;
•A lógica do negócio pode ser reutilizada em vários sistemas.




A Composição de um Modelo de Negócio


Um modelo de negócio é composto por três partes principais, apresentadas no quadro abaixo :

Visões:
É impossível descrever completamente um negócio sob um único ponto de vista. Portanto, um bom modelo de negócio é composto por várias Visões.

Existem 4 categorias de visões:

• Visão do Negócio: visão geral do negócio, que inclui sua estratégia.
•Visão dos Processos: representa toda a parte dinâmica da empresa.
•Visão da Estrutura: representa a organização de todos os recursos utilizados, manipulados e gerados pelo negócio.
•Visão do Comportamento: o comportamento individual de determinado processo ou recurso.





Toda visão é representada por um ou mais diagramas.


•Diagramas : Representam partes específicas da estrutura ou da dinâmica do negócio. Diagramas contém ou expressam os objetivos, processos, recursos e regras do negócio.

Objetos e Processos :São todos os itens representados nos diagramas. Objetos representam todos os recursos, enquanto os processos representam qualquer atividade ou função executada no negócio.




Utilizando a UML para a Modelagem de Negócios



UML (Unified Modeling Language) serviu para padronizar a linguagem de modelagem utilizada em OO (Orientada a Objeto). A modelagem de negócios carece de um padrão. UML é muito indicada já que promoveria também a adoção de uma mesma linguagem para o estudo dos problemas e para o desenho das soluções.


O uso da UML é mais uma forma de fazer com que as organizações entendam que, mais do que os organogramas, o que as define são os seus processos.




Diagrama de Classes


Os diagramas de classes são utilizados, principalmente, para a representação de recursos e dos objetivos e metas da organização. Também são utilizados para o desenho de um modelo conceitual do negócio.




Diagrama de Atividades


A EPBE propõe duas versões adaptadas do diagrama de atividades: o Diagrama de Processos (que representam diretamente um processo de negócio); e o Diagrama de Linha de Montagem (útil para demonstrar como os recursos são manipulados e gerados durante a execução dos processos)

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