segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dissertação da evolução histórica para a Gestão de Pessoas


Para entender melhor a evolução na gestão de pessoas, em que passaram as organizações, precisaríamos voltar no tempo, lembrando que a sociedade passou por grandes transformações, que mudaram o curso da história. Passamos pela sociedade agrícola, onde a força estava voltada no trabalho animal, chegamos então, a sociedade industrial e as atenções foram voltadas para as máquinas, evoluímos para a era da informação, onde passamos a entender e acreditar, que as pessoas não poderiam ser tratadas e medidas apenas pela sua capacidade ou força física.

Hoje, vivemos a era do conhecimento, onde a força está no conhecimento que adquirimos, no intelecto e como podemos transformá-los em ações, disseminando e repassando-os para as pessoas. Na gestão de pessoas, sabemos que as mudanças nas organizações, vieram acompanhadas de alterações nos processos, nas suas estruturas e na tecnologia que a suportassem. Mas, sabemos que a base de tudo são as pessoas e que são nelas e a partir delas que as mudanças acontecem.

Gerir pessoas, continua sendo até hoje um grande desafio dos gestores e mesmo com toda evolução em que a sociedade já passou. O que temos atualmente, podemos dizer, que é uma preocupação dos gestores em como gerir através das pessoas.

Sabemos que até a mudança conceitual de pessoas como recurso, para a prática do capital humano, ainda é pouco aplicada. Afinal, poucas são as organizações que aplicam ferramentas de acompanhamento na gestão das pessoas, onde através delas, seus gestores possam não só acompanhar mas entender, avaliar, mudar, remover e desenvolver pessoas.

Essas ferramentas muitas vezes, são tecnologias que antes aplicadas apenas no campo lógico, racional e numérico, ou seja nas áreas de controle das organizações medindo os recursos materiais, passam hoje a serem aplicadas na área de recursos humanos, medindo e acompanhando o seu capital humano.

Hoje já existem modelos e tecnologias de gestão, que suportam, monitoram e viabilizam esse processo de acompanhamento de uma Gestão de Capital Humano integrada com as estratégias da organização

2 comentários:

  1. Essa dissertação mostra claramente o que estamos vivendo, as mudanças, a tecnologia tomou conta até da gestão de pessoas....
    Por um lado bom, por outro uma preocupação. Será que conseguiremos lidar com tudo isso?
    Parabéns...pelo ótimo "comentário".

    ResponderExcluir
  2. Olá Pessoal,

    No link http://www.supravizio.com/Gestao-de-Pessoas.aspx é possível conferir uma destas tecnologias de gestão baseadas na idéia de Workflow e BPM.

    Wallace Oliveira
    www.venki.com.br

    ResponderExcluir